quarta-feira, 15 de abril de 2009

Pastoral

Não estamos de luto!
O pastor Elbem César, pastor presbiteriano e redator da revista ultimato, diz em um artigo que não se esquece que em 1962 passando na cidade de Ervália/Mg, havia duas faixas. Na primeira estava escrito: “Silêncio: estamos de luto”. Na faixa seguinte vinha a explicação: “Jesus morreu!”. Isto nos mostra como a crença popular brasileira comemora bem a morte de Cristo, mas erradamente despreza a sua ressurreição. Isto me fez lembrar do Teólogo americano Herry Nouem que fazendo pesquisas em cidades da América Central e Caribe, viu inúmeras mensões ao Jesus morto, seja em estátuas ou em pinturas ou mesmo igrejas dedicadas a este fim, mas não viu nada sobre a ressurreição de Cristo. E, isto é um grande erro. Jesus ressuscitou e isto completa a obra da redenção.
Cristo Morreu na cruz e ressuscitou para pagar por nossos pecados e nos comprou um lugar no céu que nos oferece gratuitamente. Este é um pequeno resumo do plano de salvação de Deus. A morte e a ressurreição de Cristo são ambas igualmente importante dentro do plano de Deus. Não podemos cair no erro de desprezar uma em detrimento da outra. Precisamos dizer que Jesus morreu na Cruz, mas que ressuscitou e está vivo.
Podemos ler na Bíblia a conversa do governador Pórcio Festo com o rei Agripa a propósito da prisão do apóstolo Paulo. O procurador da Judéia conta que um dos pontos de divergência entre os judeus e Paulo era “um certo Jesus, já morto, o qual Paulo insiste que está vivo” (At 25.25).
Precisamos insistir teimosamente, como Paulo, no Jesus vivo, e não no Jesus morto. É a ressurreição de Jesus que sustenta a nossa fé e a nossa própria ressurreição. “Se Cristo não ressuscitou”, explica o apóstolo, “é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm” (1 Co 15.14, NVI). Não estamos de luto! Veja esta declaração de Urs von Balthasar: “A ressurreição de Cristo é o acontecimento mais decisivo e significativo da história, pois nenhum outro terá jamais tanta importância”. E mais esta de Lucien Cerfaux: “Cristo é chefe de fila na ressurreição dos mortos”.
A morte é nosso limite neste mundo, e se depois dela nada nos restar, a vida perde o seu melhor. No entanto, porque Jesus ressuscitou, nós também, como seus seguidores, vamos ressuscitar. Por isso não precisamos temer a morte.
Pr. Gildásio Vasconcelos

Nenhum comentário:

Postar um comentário