sábado, 24 de janeiro de 2009

Versículo da Semana

"Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as cousas que hão de vir." João 16. 13

Pensamento da Semana

"Sem Deus, a vida precisa ser distorcida para ser suportada. Com Deus, a vida pode ser encarada com toda a sua feiúra e potencial. " Larry Crabb

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Mateus 5. 3

Pensamento da Semana

Sem sonhos não há fôlego emocional. Sem esperança não há coragem para viver. Augusto Cury.

Pastoral

INCENTIVANDO A AUTENTICIDADE CRISTÃ.


Falar sobre espiritualidade é falar de relacionamentos. E falar de relacionamentos envolve muito mais do que encontros, responsabilidades, atividades e outras coisas em comum que fazemos. Envolve o que somos, nossa capacidade de nos dar para sermos conhecidos e de conhecer o outro como ele é. É interagir em amor e afeto, numa permanente e íntima comunhão com o outro.
Essa é a grande crise e o grande desafio da espiritualidade cristã neste século. Em meio a avanços tecnológicos e às grandes conquistas científicas, o homem vê-se cada vez mais solitário e distante. O individualismo competitivo deste século desencadeou um sentimento de orfandade e ativismo como nunca tivemos antes. As relações humanas tornaram-se frágeis, inseguras,superficiais e fragmentadas.
Mesmo no mundo religioso, particularmente evangélico, podemos perceber esses sintomas, muitas vezes mascarados pelo ativismo que já nao consegue disfarçar o vazio relacional e afetivo experimentado por muitos cristãos. O uso das máscaras e os papéis que representamos reforçam a fragilidade dos nossos relacionamentos e comprometem nossa espiritualidade.
A busca por aceitação, a necessidade de nos sentir amados, leva-nos a representar os mais diferentes papéis no palco da nossa existência. Talvez hoje, paradoxalmente, a igreja tenha-se tornado o último lugar onde posso mostrar-me exatamente como sou. Aquele velho hino cantado nos cultos evangélicos - "Eu venho como estou..." - serve apenas para o primeiro momento. Uma vez sendo formalmente recebido na igreja, ele já não serve mais. Devo ir como os outros esperam que eu venha, não mais como sou.
Isso tudo no leva a um modelo que é essencialmente funcional e impessoal, Conhecemos uns aos outros pelo que fazemos, pelas posições que ocupamos ou pelos títulos que possuímos. Pouco ou quase nada sabemos acerca de quem realmente são nossos amigos. E, pior, quase nada sabemos sobre nós mesmos. Sabemos do que gostamos, do que fazemos, mas pouco sabemos sobre quem somos. O mesmo se dá com nossos amigos, inclusive com aqueles que gozamos de uma relação mais "íntima", como é o caso da nossa família. Crescem a cada dia as crises familiares quando cônjuges e pais descobrem que, depois de anos de convívio doméstico, não conhecem de fato quem são.
Ricardo Barbosa de Sousa.

sábado, 10 de janeiro de 2009

pastoral

VIVENDO COM PROPÓSITOS
Vejo a a existência humana como uma peregrinação rumo às verdadeiras dimensões da vida. Uma peregrinação em companhia de pares que nos são acrescentados ao longo da trilha. Ninguém peregrina sozinho. Caminha, inclusive, ao lado de companheiros invisíveis aos olhos humanos.Quanto maior a capacidade de de discernir e de escolher companhias, maior a possibilidade de êxito do peregrino. Também é verdade que ninguém peregrina apenas pelas estradas do aqui e agora, mas também, e principalmente, pelas regiões do ali e além. Quanto mais o peregrino for capaz de discernir e de interferir no outro mundo, maior a possibilidade de êxito neste mundo. A pespectiva da peregrinação solidária é a melhor leitura que consigo fazer da experiência espiritual judaico-cristâ. O cristão é um peregrino que caminha em comunhão. O cristianismo é a trilha da intimidade com Deus e com o próximo. Cristianismo é conexão. A partir de Adão, o primeiro ser humano, protótipo de todos nós, a experiência de peregrinação é compartilhada com toda a humanidade. Essa peregrinação não é o caminho da volta ao paraíso nem a elaboração psíquico-emocional daqueles para quem a vida não transcorreu por vias consideradas normais. Não se trata de fuga para o céu nem da busca de equilíbrio interior-intimista. A peregrinação não é apenas psíquica e emocional, mas também essencialmente espiritual. Não é necessária para uns poucos traumatizados por experiências ciscunstanciais, mas sim uma tarefa imprescindível a todo ser humano rumo ao máximo de suas possibilidades como ser criado à imagem e semelhança de Deus. O ser humano é um peregrino, e a tradição de espiritualidade judaico-cristã é o melhor mapa que encontrei. Viver é caminhar. A vida faz sentido quando conseguimos extrair o sentido de cada momento, cada kairós,(bloco de tempo, traduzido por oportunidade),cada dia. O sentido da vida está em viver : Mas não um viver qualquer. Um viver qualquer é mera existência, suceder de dias. Há um jeito de viver, e esse jeito de viver está embutido em cada ser humano em duas dimensões. A primeira é universal, a imago Dei, matriz divina da qual todos somos herdeiros. A segunda é singular, pois cada ser humano é um original. A capacidade de viver um momento de cada vez, expressando a imago Dei, por meio de minha singularidade, é o que chamo viver com propósito. Assim, espero encontrar a felicidade ali e além, mas também aqui e agora. Ed René Kivitz.

Versículo da semana

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." Mateus 11.28

Pensamento da semana

"Toda vez que a minha aprendizagem é eficaz há mudanças na orientação de minha vida, nas minhas atitudes futuras." Karl Rogers

avisos

JEJUM E ORAÇÃO: O jejum e oração desta quarta-feira será na casa da irmã Miriam Andrade, Ed. Rua Pereira de Alencastro Qd. 40 LT. 34 ao lado da casa do Pastor. às 8:00h.
Projeto Ana: Projeto Ana, esse projeto é para todas as mães, pais, tios(as), avos que intercedem pelos seus filhos. Será sempre na segunda 2ª segunda-feira de cada mês, dia 12/01 aqui na igreja das 19:45h às 20:45h, todas as mães então convidadas a participarem conosco.
REUNIÃo: teremos nossa reunião Executiva na próxima quarta-feira ás 19:00h e reunião Plenária às19:30h. Pedimos para todas as sócias trazer os seu relatório para nossa relatora fecha o mês de dezembro.
Reunião da Junta: A direção da junta diaconal convoca todos os diáconos para continuação da reunião de planejamento. Na próxima sexta-feira às 19:30h no salão da igreja. Comparecem.
DOAÇÃO: Irmãos estamos precisando de duas camas de solteiro, se algum irmão tiver e pode doar essa cama entre em contato com a irmã Kátia na secretaria.
Convite: Timóteo e Lucejanes Johnson convidam toda igreja para a formatura da Ester (filha do coração), em odontologia. Colação de grau dia 29/01/2009 às 20:00h no Stius Hall.

pauta de oração

Pelos irmãos que estão em viajem. Marcos Coelho e família. Cláudio (está em São Paulo com seus familiares), Irmã Maria de Lurdes, Rubem,e família, Valdir e Weida e Valeska e Paulo, Michel e esposa, Débora e família, Ângela e Victor . Pelas demais famílias que viajarão em Janeiro: . Gildásio e família, Marcelo Sobral e família, Ângela e Victor, do evangelista Uilton e demais que não nos deram os nomes.
PEDIDO DE ORAÇÃO URGENTE. Pelo Missionário da (APMT0) Norval, ele é missionário entre os índios Guajajara no Maranhão e sofreu uma emboscada e levou um tiro. Está internado em estado grave em um hospital em Imperatriz/Ma.
Pelos enfermos:
Recuperação da irmã Antônia e da irmã Hulda. Mª Estela.

anivesariantes do mês

11/01 Lucas da Silva Rocha
13/01 Gustavo Bento Santos Rocha 9101-8174
14/01 Cleber Ferreira da Silva 8409-9112
18/01 Ana de Almeida Prado 3317-3331
18/01 Valeska Rosa de Paiva 8115-3301
19/01 Antônia Julião Macêdo 3324-3301
21/01 Renata Cristina Bento 3098-5441
22/01 Thiago Grijó Moraes Coelho 3317-2775
24/01 Ana Giullia M. Cappele 3313-2272
28/01 Ângela Silva Fernandes
29/01 Domingas Maria de Souza 3702-3719
30/01 Ana Paula M. Santos Rocha 9101-8174

Programações do mês

Programação do Mês de Dezembro de 2009
Temas de estudo Bíblicos para o mês:
Para EBD. A vida com propósito

Dia 11—Dom.— EBD classe Geral: Pr. Ricardo
—Á Noite: Pr. Alexandre Antunes.
Dia 18—Dom.— EBD classe Geral: Pr. Ricardo
—Á Noite: Pr. Ricardo.
Dia 25—Dom.— EBD classe Geral: Pr. Ricardo
—Á Noite: Pr. Ricardo.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

pastoral

A CAMINHADA PARA FORA


A formação espiritual não é um fim em si mesmo. Ela é um meio importante para um grande fim. Porque o caminho para fora é o caminho para dentro. E o caminho para dentro é o caminho para fora. Nós alcançamos o que está fora de nós mesmos, primeiro por alcançar e descobrir em Cristo, para fortalecer nossa relação com Deus e para construir uma comunidade cristã. Desta crescente base de formção espiritual, alcançamos fora, além de nós mesmos, para confrontar a dorda cidade e, em assim fazendo, descobrir nossa chamada, revelar nossos dons e movermos para a missão que Deus nos tem confiado.
Nós glorificamos a Deus basicamente através do serviço que prestamos à humanidade, ao ministrarmos para os mais humildes, entre eles, os irmãos em Cristo. A razão pela qual existimos está relacionada pessoal, direta e salvificamente com o nosso ministério ou serviço prestado no mundo. Nosso crescimento na comunhão com Deus, conosco mesmo e com os outros ocorre para nos capacitar a responder com maior profundidade a chamada de Deus para ministrarmos a dor do mundo. A consciência de nossa vocação acontece somente quando nosso crescente sentido de regozijo em Cristo encontra-se com a aguda fome do mundo!
Vimos que Deus chama a igreja a se interessar pelos cuidados com a saúde, mortalidade infantil, os idosos, o stresse, a poluição ambiental, a adequada e própria habitação; trabalho para todos os níveis e habilitações que levam as pessoas a crescerem, o desenvolvimento econômico, os sistemas legais justos, a comunhão de todos os povos da cidade com Deus, e um viver em paz uns com os outros.
Tantas necessidades. A igreja parece insignificante diante da enormidade da tarefa que lhe é dada. Como pode ela responsavelmente responder, com o evangelho, todas as carências da cidade? Paulo nos indica a estratégia que nos capacita a responder plenamente a cidade (cf. Rm 12. 4-8).
A igreja - corpo de Cristo - é chamada por Deus para anunciar um evangelho integral a toda a cidade, e isto significa responder a tudo o que ocorre nela (cf. Is 65). Não é responsabilidade do cristão atender a toda dor da humanidade. Cada um é chamado por Deus para ministrar a uma dor de cada vez. Mas a igreja, como corpo dos fiéis, é chamada a ministrar a todas as necessidades dentro da sociedade. Ela faz isto equipando, encorajando e preparando cada um de seus membros para reconhecer sua chamada específica, para identificar os outros da mesma congregação que possuem idêntica chamada e ajuntá-los numa coalizão para responder àquela necessidade juntos. A liderança da igreja age para convocar, equipar e organizar seus membros de tal forma que eles possam identificar e levar a cabo suas respectivas chamadas em conjunto.
Assim é que Deus tem chamado a cada um de nós, como indivíduos e como igreja, para ministrar de modos particulares à profunda dor da cidade. Deus tem garantido crescimento em nosso próprio auto-entendimento, em nosso relacionamento com ele e edificação de nossa comunidade cristã para nos preparar espiritualmente para a missão que ele colocou diante de nós. Ele tem nos dado dons; e dado um ao outro para capacitação mútua afim de nos mover efetivamente para a missão. E então... ?

"Então ouvi a voz do Senhor, que dizia:
A quem enviarei, e quem há de ir por nós?
Então disse eu :
Eis -me aqui, envia-me a mim." (Is 6.8)

Robert C. Linthicum


Pensamento da Semana

"A juventude, como o vidro novo, absorve as marcas de quem a manipula." Mitch Albom

versículo da semana

"Pois eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das cousas passadas, jamais haverá memória delas." (Isaías 65. 17).